1ª Parte
Peter Rundel direcção musical
Gonçalo Gato nova obra para ensemble (estreia mundial; encomenda Casa da Música)
Johannes Maria Staud Auf die Stimme der weißen Kreide (Specter I-III)
2ª Parte
ORQUESTRA BARROCA CASA DA MÚSICA
Andreas Staier cravo e direcção musical
William Corbett Concerto “Alla Portugesa”, op.8 nº 7
Carlos Seixas Concerto para cravo em Sol menor
Domenico Scarlatti Três Sonatas para cravo (K.8, K.13 e K.173)
Carlos Seixas Concerto para cravo em Lá maior
Carlos Seixas foi um dos primeiros compositores europeus a escrever concertos para cravo e orquestra de cordas, ainda antes de ter tido possibilidade de ouvir outros exemplos do género. Foi portanto um inovador no que respeita à escrita concertante para tecla. É com dois concertos de Seixas que o prestigiado cravista Andreas Staier regressa à Casa da Música, retomando uma fértil colaboração com a Orquestra Barroca. Quem cedo reconheceu o talento de Seixas foi Domenico Scarlatti, quando serviu na corte portuguesa. As suas sonatas permanecem como autênticas jóias do período Barroco, e Staier é um dos seus intérpretes mais aclamados.
O percurso por pérolas da música setecentista é precedido, neste concerto duplo, por música nova apresentada pelo Remix Ensemble. O austríaco Johannes Maria Staud inspirou-se num monólogo surreal de Josef Winkler para criar uma obra que traduz as flutuações do texto entre sentimentos de raiva e ternura. Novidade absoluta é a obra que abre o concerto, uma das encomendas feitas pela Casa da Música ao Jovem Compositor em Residência, Gonçalo Gato.